A modalidade de impressão offset é muito utilizada em gráficas devido à sua alta qualidade de resolução da imagem no produto final. Dessa forma, adquirir uma impressora profissional offset pode ser uma boa opção a depender do caso.
Isso porque o aparelho possui um custo alto de investimento, e assim, é preciso entender em qual realidade ele se adequada.
Entenda como funciona a impressora profissional offset e se este é o momento de você adquirir uma para a sua gráfica.
IMPRESSORA PROFISSIONAL OFFSET – O QUE É?
A impressora profissional offset trata-se de um aparelho que realiza impressões de forma indireta, ou seja, através de um sistema de chapas de cores.
Comumente, o modelo mais utilizado é o de 4 cores básicas, que ao serem transformadas conseguem preencher diferentes tipos de desenho. Para a geração de outras cores especiais, utiliza-se o chamado escala Pantone, que consegue gerar tons diversos, cujas cores são impressas em apenas uma passagem neste equipamento, cujo operador prepara a tinta antes de iniciar o processo de impressão propriamente dito.
A impressora profissional offset é bastante utilizada pois consegue superar a qualidade da impressão até mesmo de impressoras digitais. Sendo assim, a sua busca no mercado, apesar da existência da impressora digital ainda é muito grande.
Indicações
A impressora profissional offset pode ser encontrada em dois tipos: o modelo rotativo que possui bobinas de papel e o modelo plano, que imprime folhas soltas.
O aparelho é indicado especialmente para médias e grandes tiragens, sendo que o modelo rotativo possui uma velocidade ainda maior que o plano.
Dessa forma, gráficas que produzem quantidades menores de tiragens por dia, a menos que desejem investir em grandes negócios, não devem utilizar impressoras rotativas,
Porém, aquelas que possuem um número considerável de tiragens por dia pode investir em um modelo de impressora profissional offset plano, que já consegue produzir um número considerável além de proporcionar uma imagem de qualidade nos produtos.
Já para grandes gráficas, o modelo de impressora profissional offset indicado é o rotativo, que consegue produzir grandes tiragens por hora, a depender do modelo do equipamento, tamanho e especificação do material, algumas conseguem imprimir até 50.000 impressões por hora.